Cafezinho: excesso de cola sem consequências

Remover resquícios de cola não é trivial

0 comentários

16 de Março de 2016

Remover o excesso de cola não é tão difícil em junções que permitem alguma manobra, porém remover os resquícios deixados pela cola já não é necessariamente nada trivial. Você já percebeu que após remover o excesso de cola a superfície fica com um aspecto diferente? Seja uma tonalidade, uma coloração ou um brilho, às vezes a passagem da cola é percebida a olho nu, em outras ocasiões somente tardiamente durante a aplicação do acabamento. Sim, quando a junção tem uma área de trabalho bem confortável, é possível remover qualquer vestígio com uma plaina, por exemplo. Mas em uma mera junção que forma 90 graus? Raspilhas nos cantos? Bloco de lixa? Hum, não. Dificilmente será possível deixar a superfície "perfeita" se a cola impregnou na madeira.

Uma solução é evitar que a cola consiga penetrar na madeira. Aplicar cera sem silicone nas possíveis partes em que a cola vai se espalhar é uma solução bem eficaz. Além de impedir a penetração da cola na superfície, a cola sai com muito mais facilidade. A ideia é montar o móvel com grampos, ou seja, uma simulação da colagem. Aplicar cera nas partes externas das junções. Vale a aplicação em qualquer área que possa ter excesso de cola. Desmontar, aplicar cola e montar novamente, ou seja, prosseguir normalmente com a colagem. Esperar o tempo necessário para o excesso de cola adquirir uma consistência sólida e remover, por exemplo, com um formão com o cuidado de não causar danos a peça. Após a remoção, preferencialmente, a cera deve ser removida com acetona ou qualquer outro solvente devido. Embeber o solvente em um pequeno pedaço de pano e esfregar nas áreas com cera. É possível perceber a olho nu quando a peça está com ou sem cera por causa do contraste, isso ajuda a avaliar a eficácia da limpeza.

Aplique cera sem silicone nas partes externas da junção para remover a cola com facilidade e eliminar resquícios indesejáveis. Após a remoção, use acetona para remover a cera.

Resultado da junção após a remoção da cera:

Dica do Michael Fortune.

Comentários

Participe, deixe um comentário:

Nome
Email
Comentário